Search
Close this search box.
  • Home
  • Saude
  • Álcool não ajuda a dormir bem e aumenta a chance de roncar, explica médico

Álcool não ajuda a dormir bem e aumenta a chance de roncar, explica médico

Durante a Semana Mundial do Sono, o pneumologista Geraldo Lorenzi Filho, diretor do Laboratório do Sono do InCor, conversou em entrevista à CNN sobre como o vinho, e outras bebidas alcoólicas, pode até induzir o sono, mas isso não significa que será uma noite de qualidade.

Isso porque o álcool reduz o sono REM, que uma das fases mais importantes do sono, em que sonhamos. Ele ainda indica que pessoas que “tomam um porre” podem até acordar mais cedo, por terem inibido uma fase do sono. “Então, tomar álcool para ajudar a dormir não é uma boa ideia”, considera o especialista.

Álcool aumenta risco de roncos durante a noite

Muitas pessoas acham que é mito, mas realmente pessoas que bebem antes de dormir roncam mais. “O álcool também relaxa a musculatura da garganta, [então] a pessoa ronca mais e tem mais apneia do sono”, explica o pneumologista. Apneia do sono é um quadro de saúde que consiste em microdespertares ao longo da noite — momentos em que o sono é interrompido pela falta de ar, mas a pessoa não percebe. Isso impede que a pessoa com apneia atinja todas as fases necessárias do sono.

Lorenzi reforça que a apneia é uma verdadeira pandemia: uma em cada três pessoas na cidade de São Paulo possuem esse distúrbio do sono e algum grau. “E hoje sabemos que metade das pessoas que têm insônia, têm apneia”, expõe.

Acordado à noite e cansado pela manhã? Veja como regular seu sono

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Fórmula 1: horário e onde assistir ao Grande Prêmio de Miami

Após uma pequena pausa, a Fórmula 1 retorna neste final de semana com o Grande…

Alta Floresta se Reinventa: Moda, Inovação e Colaboração no Centro do Comércio

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT)…

Entenda como funciona a fraude nos descontos do INSS

A investigação da Polícia Federal e da CGU (Controladoria-Geral da União) sobre fraudes em descontos…