Search
Close this search box.
  • Home
  • Polícia
  • Justiça Federal mantém ex-secretário proibido de sair de Cuiabá

Justiça Federal mantém ex-secretário proibido de sair de Cuiabá

A Justiça Federal negou recurso e manteve o ex-secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Nilton Borgato, proibido de sair de Cuiabá.

 

Medidas possuem o condão de controlar e assegurar a cessação das atividades delitivas habitualmente desempenhadas pela organização criminosa

A decisão é assinada pelo juiz Fábio Moreira Ramiro, da 12ª Vara Federal de Salvador, e foi publicada nesta segunda-feira (24).

 

Borgato é réu pelos crimes de tráfico internacional de drogas e organização criminosa.

 

Ele foi alvo da Operação Descobrimento, deflagrada em abril de 2022 pela Polícia Federal, contra um grupo acusado de enviar entorpecentes para a Europa. O ex-secretário chegou a ser preso na época acusado de ser um dos “cabeças” do esquema.

 

No recurso, ele argumentou que a flexibilização da restrição era essencial para poder acompanhar o desenvolvimento escolar dos filhos, que estudam em escolas diferentes em Cuiabá e Glória D’Oeste.

 

Borgato afirmou que a esposa, prefeita de Glória D’Oeste, Gheysa Maria Bonfim Borgato (PSD), não possui tempo suficiente para cuidar das necessidades educacionais das crianças. 

 

Ele também alegou que não oferece risco à ordem pública e que as acusações que pesam contra ele não têm contemporaneidade, além de não haver indícios de reiteração delitiva.

 

Na decisão, o juiz reafirmou que as medidas cautelares, como a proibição de saída da comarca, devem ser mantidas para garantir a ordem pública.

 

O magistrado ressaltou que a educação dos filhos pode ser acompanhada sem a necessidade de flexibilizar as medidas cautelares, já que ambos os genitores residem ou trabalham nas respectivas cidades, podendo prestar o suporte necessário às crianças.

 

Em relação ao deslocamento entre as cidades, o juiz observou que viagens eventuais podem ser requeridas e, se devidamente justificadas, podem ser autorizadas.

 

“De igual forma, anoto, mais uma vez, que as atividades lícitas (incluindo o exercício dos direitos políticos) e as relativas ao trabalho podem ser legitimamente exercidas pelo acusado, observando-se os limites das medidas deferidas que, embora mais brandas do que o cárcere, possuem o condão de controlar e assegurar a cessação das atividades delitivas habitualmente desempenhadas pela organização criminosa da qual o acusado parece fazer parte e ocupar posição de destaque”, escreveu o juiz.

 

A operação

 

A Operação Descobrimento cumpriu 43 mandados de busca e apreensão e sete de prisão preventiva no Brasil e em Portugal. No Brasil, os mandados foram cumpridos nos estados de Mato Grosso, São Paulo, Bahia, Rondônia e Pernambuco. 

 

Além de Borgato, que foi preso em Cuiabá, a PF cumpriu mandados de prisão contra o lobista Rowles Magalhães, que foi preso em São Paulo, e a doleira Nelma Kodama, primeira delatora da Lava Jato, que chegou a ser condenada naquela operação. Atualmente, os três estão em liberdade provisória.

 

As investigações começaram após a apreensão de 535 kg de cocaína em um jato executivo pertencente a uma empresa portuguesa ligada a Rowles Magalhães, em fevereiro do ano passado, em Salvador. 

 

Conforme a PF, a partir de então foi possível identificar a estrutura da organização criminosa atuante nos dois países, composta por fornecedores de cocaína, mecânicos de aviação e auxiliares (responsáveis pela abertura da fuselagem da aeronave para acondicionar o entorpecente), transportadores (responsáveis pelo voo) e doleiros (responsáveis pela movimentação financeira do grupo).

 

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

“Boca de Ozempic“: novo efeito colateral do remédio é observado por médica

Um novo efeito colateral do Ozempic, medicamento usado para o tratamento de diabetes tipo 2…

Marcha Atlética: Caio Bonfim e Viviane Lyra ficam com a prata, na Polônia

Os brasileiros Caio Bonfim e Viviane Lyra garantiram lugar no pódio na prova de 20…

Polícia Civil prende casal em flagrante por roubo em VG

Uma investigação realizada pela Polícia Civil culminou na prisão de um casal suspeito de roubo…