Search
Close this search box.
  • Home
  • Nacional
  • Deputadas denunciam racismo durante revista no Aeroporto de Guarulhos

Deputadas denunciam racismo durante revista no Aeroporto de Guarulhos

As deputadas estaduais Ediane Maria (PSOL-SP), Andreia de Jesus (PT-MG) e Leninha (PT-MG), denunciaram terem sofrido racismo durante uma revista no desembarque do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, na sexta-feira (11).

As três parlamentares, que são negras, retornavam do México após terem participado do Painel Internacional de Mulheres Afropolíticas.

Em um vídeo publicado nas redes sociais, as parlamentares afirmaram que durante o desembarque foram escolhidas para uma “revista aleatória” e levadas para outra área da alfândega, onde foram submetidas ao procedimento.

Veja abaixo:

Além de Ediane, que é deputada estadual por São Paulo, as outras duas deputadas envolvidas no caso também se manifestaram e repudiaram a situação ocorrida no aeroporto.

“Um constrangimento que nenhuma pessoa merece passar. Racismo é crime. E a gente vai seguir enfrentando a discriminação em todos os espaços, dentro e fora das instituições”, escreveu Andreia, que é deputada estudual por Minas Gerais.

A também deputada por Minas, Leninha, escreveu que o ocorrido não é “coincidência” e, sim, um “padrão”, devido à sua cor de pele, que é vista como “suspeita”.

“Não é coincidência. É padrão. É a cor da nossa pele sendo lida como ‘suspeita’ em um país que ainda normaliza a violência racial disfarçada de protocolo. Mas estamos aqui para denunciar, resistir e lembrar: nenhuma humilhação será silenciada”, afirmou.

Após o episódio, as três parlamentares registraram um boletim de ocorrência por racismo.

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o procedimento de “inspeção aleatória” é aplicado “a fim de coibir possíveis atos ilícitos e aumentar a eficácia da inspeção de segurança”.

Ainda segundo o órgão, a “inspeção aleatória é independente de origem, raça, sexo, idade, profissão, cargo, orientação sexual, orientação religiosa ou qualquer outra característica da pessoa”.

A CNN procurou a Polícia Federal, responsável pela segurança e inspeção de passageiros no Aeroporto de Guarulhos, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.

 

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Ações do Gefron geram prejuízo de R$ 230 mi às facções criminosas

      As ações do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), entre janeiro de abril…

Par romântico de Cauã Reymond em novela fala sobre polêmica envolvendo ator

A atriz Barbara Reis marcou presença no espetáculo “Simplesmente Eu Clarice Lispector”, no Teatro Clara…

Harley-Davidson lançará série de corridas com MotoGP em 2026

A fabricante de motocicletas Harley-Davidson e a MotoGP anunciaram neste sábado (10) uma nova série…