Search
Close this search box.
  • Home
  • Saude
  • Ora-pro-nóbis é fonte de proteínas: como incluir planta na alimentação

Ora-pro-nóbis é fonte de proteínas: como incluir planta na alimentação

A ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata) é uma planta alimentícia não convencional que tem ganhado popularidade devido ao seu alto valor nutricional e fácil cultivo. Rica em proteínas, fibras, vitaminas e minerais, ela se destaca como uma opção acessível para complementar a dieta de forma saudável.

Entre seus benefícios, destaca-se o alto teor de proteína vegetal, podendo chegar a 25%, o que a torna uma excelente alternativa para vegetarianos e veganos. A planta também é uma importante fonte de fibras, contribuindo para o bom funcionamento do intestino e auxiliando na sensação de saciedade.

Suas propriedades antioxidantes ajudam a combater os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce, enquanto a vitamina C presente em sua composição reforça o sistema imunológico.

Além disso, a ora-pro-nóbis é rica em cálcio e ferro, fundamentais para a saúde dos ossos e prevenção de anemias. Outro ponto positivo é seu baixo índice glicêmico, tornando-se uma opção interessante para quem busca controlar os níveis de açúcar no sangue.

“Essa hortaliça também possui quantidade significativa de aminoácidos (leucina, fenilalanina e lisina) e de vitaminas C, A (na forma de carotenoides), e do complexo B, como: B1, B2 e B3. Além de ser uma importante fonte de ferro, magnésio, cálcio, zinco e fósforo”, acrescenta Bárbara Liz Taveira dos Reis, nutróloga no Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE).

Como consumir a ora-pro-nóbis

Versátil, a ora-pro-nóbis pode ser incluída na alimentação de diversas formas. Suas folhas podem ser consumidas cruas em saladas ou refogadas como acompanhamento. Também podem ser adicionadas a sopas e omeletes trazendo mais nutrição aos pratos.

“O sabor dela é levemente amargo, mas pode ser suavizado com um molho de azeite e limão. A forma mais comum de consumir ora-pro-nobis é refogada no azeite ou óleo com alho, cebola e um pouco de sal, fica deliciosa como acompanhamento da refeição. As folhas podem ser adicionadas ao final do preparo de sopas ou caldos, como substituto de espinafre ou couve, para dar mais sabor e valor nutricional. Adiciona-la ao suco verde em substituição a couve, junto com maçã, limão e gengibre é uma ótima maneira de aproveitar suas propriedades”, detalha Patrícia Axer, nutricionista da Rede Mater Dei de Saúde.

Outra possibilidade é a produção de farinha, que pode ser colocada em receitas de pães, bolos e massas caseiras, aumentando o teor proteico e nutricional dos alimentos.

Fácil de cultivar, a ora-pro-nóbis é uma ótima opção para quem deseja ter uma fonte de nutrientes acessível em casa. Seu cultivo não exige muitos cuidados e pode ser feito em pequenos espaços como vasos.

A quantidade indicada de seu consumo, segundo os especialistas, é em torno de 50 a 100g por dia, o que equivale a cerca de uma ou duas xícaras de folhas frescas. Não existem contraindicações sobre o consumo de ora-pro-nobis.

“A planta é geralmente considerada segura para a maioria das pessoas quando consumida de forma moderada. O único alerta é que as plantas em geral contêm oxalatos, compostos que, em grandes quantidades, podem contribuir para a formação de pedras nos rins e pessoas com histórico familiar do problema devem consumir com moderação”, acrescenta Patrícia.

Chá de mastruço ajuda na digestão? Veja benefícios e como preparar

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

AL aprova lei do Governo que regulamenta zona sem impostos em MT

A Assembleia Legislativa aprovou, nesta quarta-feira (14), o projeto de lei que institui o Regime…

Lula pede a Putin que vá a reunião com Zelensky pela paz na Ucrânia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone, na tarde desta quarta-feira…

Bolsonaro cobra governadores aliados a se posicionarem contra decisão

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cobrou nesta quarta-feira (14) governadores de direita um posicionamento contra…