Search
Close this search box.
  • Home
  • Polícia
  • AL aprova lei do Governo que regulamenta zona sem impostos em MT

AL aprova lei do Governo que regulamenta zona sem impostos em MT

A Assembleia Legislativa aprovou, nesta quarta-feira (14), o projeto de lei que institui o Regime Cidades Gêmeas. A nova legislação concede isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre produtos comercializados em lojas francas (free shops) localizadas em municípios da faixa de fronteira com países vizinhos.

 

Agora, o projeto será encaminhado para sanção do governador Mauro Mendes (União).

 

Com a aprovação, começa a preparação para viabilizar a instalação da primeira loja franca de Mato Grosso, no município de Cáceres, que hoje é o único do Estado reconhecido pelo Governo Federal como “cidade-gêmea”, por fazer fronteira seca com a Bolívia.

 

Durante a sessão ordinária, o deputado estadual Valmir Moretto disse acreditar no potencial da região e que essa é mais uma oportunidade de desenvolvimento para o município.

 

“A gente deseja que Cáceres possa receber nesse free shop nossos irmãos, de Cuiabá, de Mato Grosso inteiro”, disse o deputado estadual.

 

Para operar sob o regime de loja franca, as empresas deverão atender aos critérios estabelecidos pela Receita Federal, conforme a Instrução Normativa RFB nº 2.075/2022.

 

Entre as exigências estão: estar localizada em município classificado como cidade gêmea (no caso, Cáceres); obter autorização específica da Receita Federal; manter sistema informatizado de controle de estoque integrado ao sistema da Receita; cumprir o limite de até US$ 500 por CPF a cada 30 dias nas vendas a viajantes; e, ainda, não realizar vendas a outras empresas, sendo vedado o funcionamento como atacadista.

 

Além de impulsionar o desenvolvimento econômico da fronteira, o Governo do Estado também estabeleceu uma compensação social obrigatória por meio do repasse ao Fundo de Apoio às Ações Sociais de Mato Grosso (FUS-MT). 

 

O que são free shops

 

Lojas francas, ou free shops, são estabelecimentos autorizados a vender produtos importados sem a cobrança de impostos, como ICMS, PIS e Cofins. São comuns em aeroportos internacionais, fronteiras terrestres e regiões alfandegadas, com foco em turistas e viajantes internacionais.

 

Com a proposta enviada à Assembleia, o Governo busca estimular a economia de fronteira e atrair novos investimentos para a região. A medida está amparada no Convênio ICMS 91/91, do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que autoriza os estados a conceder isenção de ICMS para essas operações em cidades gêmeas.

 

Limite de compras nas lojas francas

 

De acordo com a Receita Federal, cada pessoa física poderá comprar até US$ 500 por mês (a cada 30 dias), por CPF, em mercadorias isentas de impostos, desde que a compra seja feita presencialmente. Esse limite é exclusivo para lojas francas terrestres, como será o caso em Cáceres.

 

Além do valor, também existem limites de quantidade para produtos como bebidas alcoólicas e cigarros. Menores de 18 anos não podem adquirir esses itens.

 

Operações que terão isenção

 

A lei irá garantir a isenção de ICMS em três situações:

 

Saída de mercadorias da indústria com destino direto às lojas francas (quando a loja franca compra mercadoria nacional direto da indústria para revender a consumidor final);

 

Entrada de produtos importados nas lojas francas para fins de comercialização (quando a loja franca importa mercadoria para revender a consumidor final).

 

Venda pelas lojas francas de produtos industrializados (nacionais ou estrangeiros) diretamente ao consumidor em viagem internacional;

 

A contrapartida

 

Em troca da isenção do ICMS, as empresas deverão recolher 5% do valor das vendas diretamente ao Fundo de Apoio às Ações Sociais de Mato Grosso (FUS-MT).

 

Esses recursos serão aplicados em programas sociais, com prioridade para ações voltadas à região Oeste do Estado.

 

Leia também:

 

Governo de MT envia à AL projeto com regras para free shops

 

 

Mendes autoriza zona sem impostos em MT; lei será enviada à AL

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

NFL divulga novo confronto no Brasil em setembro; confira times

Os fãs de futebol americano em solo brasileiro podem comemorar. Nesta quarta-feira (14/5), a NFL…

Sofia, filha de Gugu Liberato, se casa nos Estados Unidos

Sofia Liberato, de 21 anos, filha do saudoso apresentador Gugu Liberato, que morreu em 2019,…

Céline Dion faz aparição após diagnóstico de doença rara e sem cura

A cantora Céline Dion, de 57 anos, fez uma aparição surpresa no Eurovision Song Contest…