Search
Close this search box.
  • Home
  • Polícia
  • “Desafio” para gestão, DAE terá aporte do Governo, diz Flávia

“Desafio” para gestão, DAE terá aporte do Governo, diz Flávia

A prefeita de Várzea Grande Flávia Moretti (PL) afirmou que solucionar o problema de distribuição de água no município ainda é um dos maiores desafios de sua gestão. Ela, no entanto, anunciou uma parceria com o Governo do Estado para tentar resolver o problema.

 

É realmente um desafio o departamento de água e esgoto de Várzea Grande

Várzea Grande completa 158 anos nesta quinta-feira (15) e há décadas sofre com a falta de água em diversos bairros do município, que é o segundo maior de Mato Grosso.

 

Em entrevista à TV Vila Real, a prefeita revelou que foi até o governador Mauro Mendes (União) para pedir recursos para tentar melhorar o serviço prestado pelo DAE-VG (Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande), até que ocorra a concessão privada.

 

“É realmente um desafio o Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande. É um órgão sucateado, é um órgão que nós pegamos sem infraestrutura, sem pessoal, sem equipes para fazer manutenção, sem peças para ser repostas. Então, a gente pegou em um caos”, afirmou.

 

“Nós vamos melhorar com a construção de algumas adutoras para encurtar o caminho da água da ETA para aquele determinado bairro. Colocar bombas novas, porque nós não temos esses equipamentos de bombeamentos. Isso tudo é um investimento em torno de R$ 20 milhões”, completou.

 

Flávia explicou que atualmente Várzea Grande tem número suficiente de estações de tratamento de água funcionando. Porém, o principal problema é a distribuição dessa água para os bairros.

 

Agora, com o auxílio do Executivo estadual, Flávia afirmou que a Prefeitura precisa apenas elaborar o projeto para encaminhar à Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra).

 

“Ele [Mendes] pediu para que a gente elabore o projeto de engenharia, sanitário, hidrossanitário. Leve para ele as necessidades e aponte para a Sinfra para que venha aportar [recursos] e assim nos ajudar para que nos próximos 90, 120 dias poder ter essa obra já no município de Várzea Grande. E, gradativamente, conseguir levar água com mais fluidez nas casas”, disse.

 

Intervenção

 

Apesar de ser um problema de décadas na cidade, a prefeita rechaçou a ideia de uma intervenção do Estado na gestão do DAE. A proposta foi feita pelo vereador Bruno Rios (PL), que criticou a gestão da autarquia.

 

“Não existe por que ter intervenção se o Governo do Estado acredita na gestão da Flávia, acredita na gestão da Prefeitura, do Executivo, da Prefeitura. E o Mauro Mendes está vendo, está vendo que nós estamos querendo trabalhar”, disse. 

 

“Lógico que nós não temos recursos próprios. E aí é por isso que nós estamos pedindo ajuda tanto para o governo como para os parlamentares, pedindo porque nós precisamos de recurso. E nesse ponto, não existe por que ter intervenção. Existe o Governo ajudar com recurso dentro do Município para que a gente possa trabalhar”.

 

 

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Adolescente atropelada em SC havia saído de ensaio de banda escolar

A adolescente, de 14 anos, que morreu após ser atropelada por um carro em uma rodovia…

R$ 65 mi de superávit…

O Cuiabá apareceu no ranking "Finanças Top 20 clubes brasileiros", da empresa Sports Value, divulgado…

Brasil registra primeiro caso de gripe aviária em granja comercial

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou nessa quinta-feira (15) o primeiro caso de…