O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) informou nesta segunda-feira (19) que a análise feita em uma propriedade rural de Nova Brasilândia, a 223 km de Cuiabá, descartou a presença do vírus da gripe aviária (H5N1).
A amostra havia sido coletada por equipes de vigilância agropecuária após a identificação de sinais clínicos compatíveis com a doença.
Seguindo o protocolo de segurança sanitária, o material foi encaminhado para análise no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA-SP), laboratório de referência nacional para diagnóstico de doenças aviárias.
🐔 O que é a gripe aviária?
A gripe aviária é uma doença viral altamente contagiosa que afeta aves, principalmente as de produção como galinhas e patos. Causada pelo vírus Influenza A (subtipos como H5N1 e H7N9), a enfermidade pode causar surtos devastadores em criações e, em casos raros, também pode infectar seres humanos.
Embora o risco de transmissão para humanos seja considerado baixo, é importante manter cuidados sanitários rigorosos, especialmente em zonas rurais e de criação.
O caso havia sido notificado no domingo (18), após a morte de aves criadas em um sistema de produção familiar no município. Por precaução, as autoridades sanitárias estaduais enviaram material biológico para análise e notificaram o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), que acompanha o caso como parte do monitoramento nacional da gripe aviária.
Com a confirmação do resultado negativo, Mato Grosso continua sem registro da doença em aves domésticas ou silvestres, reforçando a segurança sanitária do estado.
Panorama nacional
Desde a detecção inicial da gripe aviária H5N1 em território brasileiro, em maio de 2023, o país já contabilizou a investigação de 2.883 suspeitas da doença, das quais 166 foram confirmadas — em sua maioria, envolvendo aves silvestres. Até o momento, apenas uma ocorrência foi registrada em criação comercial, em Montenegro (RS), no último dia 15.
De acordo com informações do Ministério da Agricultura, nesta segunda-feira (20), seguem em análise seis notificações suspeitas em diferentes localidades do país. Entre elas, estava incluído o caso de Nova Brasilândia (MT), que acaba de ser oficialmente descartado.
Entenda a gripe aviária
Causada por um vírus do tipo Influenza A — especialmente o subtipo H5N1 —, a gripe aviária é uma enfermidade que acomete principalmente as aves e pode provocar surtos severos em ambientes de criação comercial. Embora rara, a infecção pode ser transmitida a seres humanos, normalmente por meio de contato direto com aves contaminadas, vivas ou mortas.
Até o momento, não há registros de transmissão sustentada entre pessoas, o que mantém o risco à saúde pública considerado baixo. Mesmo com confirmações da doença em aves silvestres, o Brasil continua reconhecido como país livre de influenza aviária em granjas comerciais, segundo a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).
-
O que é gripe aviária e o que muda com o primeiro caso no Brasil? Entenda
-
Após caso no RS, Mato Grosso intensifica barreiras contra gripe aviária