Search
Close this search box.
  • Home
  • Saude
  • Cooperação em educação profissional é foco de reunião do BRICS

Cooperação em educação profissional é foco de reunião do BRICS

O fortalecimento da cooperação, o compartilhamento de melhores práticas e o fomento da inovação em educação profissional e tecnológica (EPT). Esses termos motivaram o encontro da Aliança de Cooperação em EPT do BRICS (BRICS-TCA, em inglês) nesta segunda-feira, em Brasília. Os representantes da aliança foram recebidos pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). A reunião contou com autoridades dos países do BRICS, que apresentaram experiências e estabeleceram diálogos, com foco na consolidação e criação de parcerias entre as instituições do grupo. 

A reunião foi mediada pelo assessor especial para Assuntos Internacionais do MEC e coordenador do BRICS Educação, Francisco Figueiredo de Souza. O assessor recordou a relevância da aliança no estabelecimento de uma “plataforma multilateral para o intercâmbio de experiências políticas e melhores práticas, incentivando a cooperação direta entre redes e instituições de EPT”. Francisco lembrou, ainda, que a EPT foi posicionada como um dos destaques da semana em que também será realizada a reunião de ministros da Educação do BRICS. O encontro será na quinta-feira, 5 de junho, em Brasília (DF), sendo um dos marcos da presidência rotativa do Brasil no grupo 

Advertisement


“As iniciativas em curso demonstram a crescente institucionalização da cooperação em EPT no âmbito do BRICS e ressaltam o papel da aliança como catalisadora de inovação e intercâmbio de políticas na área da educação técnica e profissional”, reforçou o assessor. Entre as iniciativas realizadas no âmbito da aliança citada, estão: conferências, formações online de capacitação de professores e encontros de estudantes dos paísesmembros.  

Desde a sua criação, em 2022, a aliança reafirma o papel fundamental da EPT para o desenvolvimento socioeconômico das nações, em um momento de transformações no mundo do trabalho. Esse fato foi lembrado pelo secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Bregagnoli. Na apresentação aos presentes, o secretário afirmou que a diversidade dos países do grupo “é uma riqueza que fortalece o espírito de colaboração e inovação que nos une. “Ao compartilhar boas práticas e experiências inovadoras, poderemos construir juntos caminhos mais inclusivos, sustentáveis e alinhados com as demandas atuais e futuras do mundo do trabalho”, reforçou Bregagnoli 

O secretário apresentou três desafios para a EPT que devem ser o foco da aliança, na avaliação da presidência rotativa do Brasil no BRICS: a garantia de uma educação de qualidade que promova a inclusão socioprodutiva dos jovens; a importância da TVET (Technical and Vocational Education and Training, em inglês) para o desenvolvimento socioeconômico dos países do BRICS; e o uso de novas tecnologias e processos inovadores na formação técnico-profissional. 

Advertisement


Saiba Mais

No debate, os participantes foram convidados a apresentar suas experiências na promoção da EPT a partir dos temas Acesso, permanência e êxito de jovens na Educação Profissional e Tecnológica”, “Educação Profissional e Tecnológica e desenvolvimento nacional” e “Inovação”.  

O secretário Marcelo Bregagnoli destacou as políticas desenvolvidas no âmbito do MEC e lembrou a relevância da Rede Federal Educação Profissional, Científica e Tecnológica, criada em 2008 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por meio da Lei nº 11.892. 

Advertisement


Saiba Mais

Expansão O Censo Escolar 2024, divulgado pelo MEC e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em abril deste ano, informou que a educação profissional e tecnológica de nível médio no Brasil registrou um total de 2.575.293 matrículas no ano passado, sendo 1.570.993 matrículas na rede pública o que representa um crescimento 2,4 vezes maior do que o registrado em 2023. 

Nesse sentido, Bregagnoli destacou a expansão dos institutos federais como uma prioridade do atual governo. Por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), o governo federal está implantando 102 novos campi de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) em todo o Brasil, com investimento de R$ 2,5 bilhões. Quando estiverem em pleno funcionamento, serão mais de 142 mil novas vagas, prioritariamente de cursos técnicos integrados ao ensino médio. Além disso, outros R$ 1,4 bilhão estão sendo repassados para a melhoria das unidades existentes. Desse valor, mais de R$ 780 milhões já foram destinados para a construção de restaurantes estudantis, quadras poliesportivas, bibliotecas, salas de aula, laboratórios e sedes definitivas de campi, entre outros. 

Interiorização O vice-presidente de Relações Institucionais do Conif indicou a importância da inovação da rede federal não apenas para o avanço, mas também para a interiorização da EPT no Brasil. “Antes da política de expansão, as nossas unidades se concentravam nas capitais do país. O atual modelo interioriza e vai para as regiões mais remotas do país. O Brasil é marcado pela desigualdade social e, historicamente, as pessoas do interior do país ficaram à margem do processo educacional brasileiro. O atual modelo brasileiro de educação profissional e tecnológica procura atender a essa parcela da população e reduzir as desigualdades, conectando a educação com o mercado de trabalho local”, afirmou Arnóbio, que é reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). 

Advertisement


Saiba Mais

Ainda representaram a experiência brasileira o secretário de Educação do Piauí e representante do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), Francisco Washington Bandeira; e o Superintendente de Educação Profissional e Superior do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Felipe Morgado. Representantes do Conselho dos Secretários Estaduais de Ciência e Tecnologia (Consecti) também participaram dos debates. 

Parceria internacional Os representantes dos países do BRICS foram convidados a falar sobre as experiências locais e estimulados a trocar experiências com as autoridades brasileiras. Diretor da área de cooperação em educação profissional da Associação Chinesa de Intercâmbio Educacional Internacional (CEAIE), Zhai Jinming afirmou que a China deseja expandir essa cooperação globalmente e a “comunicação entre China e Brasil está se tornando cada vez mais próxima, especialmente no contexto da expansão e do aprofundamento da cooperação industrial. “Acredito que a relação amistosa entre China e Brasil será duradoura e cada vez mais fortalecida no futuro. A TCA, como podem perceber, também está se tornando cada vez maior”, afirmou.  

Advertisement


Saiba Mais

Para o representante chinês, a BRICS-TCA tem contribuído muito para a cooperação no campo da educação profissional entre os países do BRICS, por meio de intercâmbio de professores e estudantes, pesquisas conjuntas e capacitações, especialmente na formação de professores. Acredito que o conteúdo dessa cooperação será cada vez mais amplo e que os intercâmbios e parcerias se tornarão cada vez mais profundos, pois a educação profissional e tecnológica é vital para os jovens, para a empregabilidade e para o desenvolvimento social e econômico de todos os países”, completou Jinming. Segundo o diretor, a BRICS-TCA deve contribuir significativamente para a educação profissional e tecnológica (TVET) em todo o mundo, em nome do Sul Global, das economias emergentes e de outros países.  

O encontro também contou com representantes do Egito, da Etiópia, da Índia, da Indonésia, da Rússia, da África do Sul e dos Emirados Árabes Unidos.  

Agenda A programação do grupo de educação do BRICS segue ao longo da semana. Na terça-feira, 3 de junho, será realizado um seminário voltado para os líderes de instituições de EPT do BRICS, a partir de 10h30 (horário de Brasília), na sede do MEC, com transmissão ao vivo pelo canal do MEC no YouTube. Na programação, estão previstos debates sobre inclusão social, desenvolvimento nacional e empregabilidade, na EPT. No mesmo dia, também está prevista a 3ª Reunião de Altos Funcionários de Educação do BRICS, que será realizada no Serpro.   

Advertisement


Saiba Mais

No dia 4 de junho, delegados internacionais farão uma visita técnica ao Instituto Federal de Brasília (IFB), campus Riacho Fundo. Estudantes do curso técnico de cozinha, superior de gastronomia e licenciatura em letras (inglês) compartilharão experiências e farão demonstrações práticas para as delegações do BRICS.   

No dia 5 de junho, o ministro da Educação, Camilo Santana, será o anfitrião da 12ª Reunião dos Ministros da Educação dos BRICS. O encontro revisará as prioridades do Brasil para a cooperação educacional no grupo em 2025. Além dos ministros da Educação do BRICS, a agenda contará com a participação da secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt; do secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Bregagnoli; do secretário de Educação Superior do MEC, Marcus Vinicius David; do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Manuel Palácios; entre outras autoridades da educação brasileira. 

Advertisement


Saiba Mais

Os trabalhos se encerram nos dias 6 e 7 de junho, com a realização do Fórum de Reitores das Universidades do BRICS, no Rio de Janeiro.  

Presidência Em 1º de janeiro de 2025, o governo brasileiro assumiu a presidência rotativa do BRICS, agrupamento do qual também participam Rússia, Índia, China, África do Sul e, de forma mais recente, Arábia Saudita, Egito, Etiópia, Indonésia, Irã e Emirados Árabes Unidos. Ao longo do tempo, o BRICS consolidou-se como uma plataforma de concertação político-diplomática e de cooperação setorial entre os países participantes.   

Assim como o G20, o BRICS tem presidência rotativa anual, não possuindo documento constitutivo nem secretariado permanente. Trata-se, portanto, de espaço de diálogo e cooperação que delibera por consenso e se desenvolve em temas convergentes.    

Advertisement


Saiba Mais

 

Advertisement


Saiba Mais

Assessoria de Comunicação do MEC, com informações da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC)  

Fonte: Ministério da Educação

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Jovem que fazia delivery de maconha, cocaína e loló é preso em Mato Grosso

Policiais militares do 10º Batalhão prenderam em flagrante um jovem, de 19 anos, por tráfico…

Sorriso investe em estratégia de internacionalização com presença em evento global

Boas notícias chegam do centro-norte de Mato Grosso.   Sorriso, já reconhecida em todo o…

Brasil vence EUA na Liga das Nações. Assista ao ponto da vitória

A Seleção Feminina de Vôlei do Brasil venceu os Estados Unidos por 3 sets a…