Search
Close this search box.
  • Home
  • Nacional
  • Comissão da Câmara convoca ministros para explicarem asilos

Comissão da Câmara convoca ministros para explicarem asilos

A Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (7/5), a convocação de dois ministros do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Serão ouvidos em data a ser marcada o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.

O chanceler deve “prestar esclarecimentos sobre a omissão do Estado brasileiro diante da grave situação humanitária enfrentada por oposicionistas do regime de Nicolás Maduro (Venezuela) que estavam refugiados na embaixada da Argentina em Caracas, sob responsabilidade diplomática do Brasil”.

Lewandowski deverá prestar esclarecimentos sobre a atuação do governo federal no caso da concessão de proteção internacional à ex-primeira-dama do Peru Nadine Heredia.

Sessão cancelada

Em 23 de abril, a Comissão de Relações Exteriores da Câmara aprovou a convocação de ministro Mauro Vieira para dar explicações sobre o asilo diplomático concedido pelo Brasil a Nadine Heredia, condenada por lavagem de dinheiro. A oitiva estava marcada para essa terça-feira (6/5), mas acabou cancelada.

Na sessão desta quarta-feira (7/5), o presidente do colegiado, Felipi Barros (PL-PR) (imagem em destaque), repercutiu o cancelamento da audiência com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Sedingo ele, o chanceler faltou com respeito à comissão e teria mentido sobre compromissos oficias para faltar à oitiva.

“Eu tenho convicção de que o ministro está procrastinando a vinda dele nesta comissão e na CRE do Senado porque ele não quer responder ao povo brasileiro sobre as demandas que nós levantamos aqui nas últimas reuniões”, disse.

Barros informou ter recebido, na última semana, uma ligação do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), em que foi solicitado o adiamento da audiência de Vieira em razão da antecipação de uma viagem à Rússsia.

O deputado do PL, entretanto, reclamou que o chanceler não ligou diretamente para ele e que ele, mesmo alegando que teria de viajar, cumpriu agenda no Brasil durante o dia.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Deportes Iquique x Atlético-MG: veja escalações de jogo pela Sul-Americana

Na noite desta quinta-feira (8), Deportes Iquique e Atlético-MG se enfrentam pela quarta rodada do…

Mulher de 58 anos é morta a facadas; companheiro é preso

Uma mulher de 58 anos, identificada como Ivaldete Coutinho de Oliveira Polesello, foi assassinada a…

Mounjaro: veja o que brasileiros querem saber sobre o remédio

Com as vendas iniciadas nesta semana, o Mounjaro é um dos medicamentos mais aguardados pelos…