Search
Close this search box.
  • Home
  • Polícia
  • Dia do Assistente Social é celebrado no HMC; profissional tem papel essencial no acolhimento

Dia do Assistente Social é celebrado no HMC; profissional tem papel essencial no acolhimento

No último dia 15 de maio, foi celebrado o Dia do Assistente Social, data que marca o reconhecimento à atuação desses profissionais fundamentais na rede pública de saúde.

 

Em alusão à data, o Hospital Municipal de Cuiabá Dr. Leony Palma de Carvalho (HMC) reforça a importância do Serviço Social no processo de acolhimento, tratamento e recuperação dos pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

 

De acordo com a Responsável Técnica do Serviço Social do HMC, assistente social Drielly Susuki, o setor atua de forma ininterrupta, 24 horas por dia, com uma equipe composta por 24 profissionais divididos entre Núcleo Interno de Regulação (NIR), enfermarias, urgência e emergência, e UTIs adulto e infantil.

 

A presença contínua dos assistentes sociais garante que os pacientes sejam acolhidos com dignidade e tenham seus direitos assegurados.

 

“Desde o momento em que o paciente dá entrada no hospital, realizamos um acolhimento e preenchimento de uma ficha social, que nos permite diagnosticar possíveis situações de vulnerabilidade. A partir disso, elaboramos pareceres e iniciamos orientações para acesso a direitos e serviços, sempre com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do paciente e garantir um tratamento mais acolhedor”, explica Drielly Susuki.  

 

O Serviço Social no HMC faz parte da equipe multiprofissional e atua em conjunto com médicos, enfermeiros, psicólogos e outros profissionais da saúde.

 

As visitas são diárias e incluem ações como a orientação sobre benefícios assistenciais, encaminhamentos à rede de apoio, articulação com unidades básicas de saúde, CRAS, CREAS, e acompanhamento de casos de alta complexidade social, como abandono de idosos.

 

“Muitas vezes lidamos com casos delicados, como o de idosos em situação de abandono. Nesses casos, o Serviço Social atua em parceria com a Coordenadoria de Proteção Social Especial, CREAS e, quando necessário, aciona o Ministério Público para garantir acolhimento institucional. Nosso trabalho é sempre voltado para o fortalecimento de vínculos familiares e a proteção dos mais vulneráveis”, relata Drielly.

 

A diretora técnica do HMC, Dra. Fanavya Sulzbacher, destaca que o Serviço Social é essencial para que o cuidado em saúde ultrapasse os limites clínicos e alcance uma atenção integral ao cidadão.

 

“O trabalho da equipe de Serviço Social é imprescindível dentro da proposta de um SUS humanizado. Eles atuam como ponte entre o paciente, a família, os profissionais de saúde e a rede de apoio, garantindo que os cuidados continuem mesmo após a alta hospitalar. É uma atuação que transforma a realidade dos nossos usuários”, afirma a diretora.

 

O acesso ao Serviço Social no HMC é automático, todos os pacientes internados são visitados pela equipe nas primeiras 48 horas. Caso o paciente ou a família necessite de orientação ou apoio antes disso, pode solicitar à equipe de enfermagem para acionar o setor, que está sempre disponível.

 

Entre as principais demandas atendidas estão orientações sobre benefícios como o BPC (Benefício de Prestação Continuada), auxílio-doença, auxílio-saúde, encaminhamentos para casas de apoio e suporte à alta hospitalar com articulação junto a municípios do interior.

 

O setor também atua em situações de óbito, realizando acolhimento e apoio aos familiares junto com as equipes de psicologia, enfermagem e medicina.

 

O Serviço Social no HMC é um exemplo concreto do compromisso com os princípios do SUS, universalidade, equidade e integralidade, e reforça o papel indispensável dos assistentes sociais no cuidado com a saúde e dignidade dos pacientes.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

É hoje! Aparecidense e Fluminense se encaram pela Copa do Brasil no DF

Chegou a hora de definir quem passa para as oitavas de final e quem dá…

Garupa morre após moto ser arremessada para baixo de carreta

Um idoso de 63 anos, identificado como Osmar Neves de Jesus, morreu na manhã desta…

Gripe aviária pode baratear frango, mas impacto na inflação é limitado

A identificação de um foco de gripe aviária no município de Montenegro (RS) e a…