Search
Close this search box.

Governador propõe que países ricos sejam cobrados a contribuir com preservação

O governador Mauro Mendes propôs que, durante a Conferência Mundial do Clima (COP 30) deste ano, no Pará, os estados da Amazônia Legal cobrem os países ricos a “contribuir com a preservação”.

Mauro participou da reunião sobre os preparativos do evento, nesta quarta-feira (12/3), junto com os demais governadores dos estados que compõem a chamada Amazônia Legal.

“Nos últimos anos, os países ricos e desenvolvidos têm aumentado as emissões de carbono e a produção de carvão. Nós temos que dizer na COP, com muita clareza e com muita altivez, que aquilo que o Brasil faz e aquilo que nós fazemos na região amazônica, em termos de preservação, são poucas regiões do planeta que fazem”, destacou.

De acordo com Mauro, apesar de o Brasil produzir energia quase que 100% renovável e ter grandes ativos de preservação, ainda é colocado como “vilão ambiental”.

“Vamos mostrar a nossa agricultura sustentável, que o estado de Mato Grosso lidera, ultrapassando a barreira de mais 100 milhões de toneladas nesse ano. Estamos dando uma grande contribuição à segurança alimentar do planeta, à exportação do nosso país, e nós não podemos ser capturados por narrativas que são travestidas de interesses ambientais, mas que, no final, estão refletindo interesses comerciais de alguns dos nossos concorrentes”, afirmou.

Para o governador, está na hora de os países desenvolvidos começarem a contribuir efetivamente com a preservação ambiental promovida pelo Brasil, aportando recursoa financeiros, “já que muito pouco foi feito até agora depois de 29 COPs”.

“Temos que compreender que o Brasil não pode ser o país ‘não pode’ daquilo que todos os grandes países do mundo fazem e não nos deixam fazer, utilizando de barreiras ambientais ou de argumentos pseudoambientais. Nessa COP, vamos colocar o dedo na ferida daqueles que sempre apontaram o dedo para o Brasil”, completou.

FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL:  CANAL DO WHATSAPP | PLANTÃO NORTÃO MT | INSTAGRAM DO NORTÃO MT

ASSESSORIA

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Em 4 meses, Polícia apreendeu 2 mil celulares em prisões

A Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) realizou 267 operações do programa Tolerância Zero nas…

Vídeo mostra motorista de aplicativo sendo esfaqueado em MT

Um motorista de aplicativo foi esfaqueado na madrugada desta quinta-feira (1º) após uma discussão com…

Imprensa saudita indica queda de Jorge Jesus no Al-Hilal

O vínculo entre Jorge Jesus e o Al-Hilal parece ter chegado ao fim. Pelo menos…