A Polícia Civil de Mato Grosso informou que um adolescente de 15 anos, morador de Campo Novo do Parecis (a 400 km de Cuiabá), foi alvo de um mandado de busca e apreensão cumprido neste sábado (3), no âmbito da Operação Fake Monster.
O adolescente não foi apreendido, mas teve seu celular — um iPhone 11 — recolhido pelos investigadores.
A operação foi deflagrada na manhã de sábado, dia do show da cantora Lady Gaga em Copacabana, no Rio de Janeiro, pela Polícia Civil do Rio, com apoio da Polícia Civil de Mato Grosso. O evento reuniu um público de mais de 2 milhões de pessoas.
O objetivo da operação era desarticular um grupo que planejava ataques coordenados com o uso de explosivos improvisados e coquetéis molotov durante o show da artista.
Segundo as investigações, o adolescente mato-grossense estaria envolvido em atos infracionais análogos a crimes cibernéticos. O aparelho apreendido teria sido, supostamente, utilizado por ele para a prática desses crimes na internet.
Após a apreensão no primeiro endereço, a equipe da Delegacia de Polícia Civil de Campo Novo do Parecis se dirigiu a um segundo local, mas nada foi encontrado.
Operação Fake Monster
A Operação “Fake Monster” foi conduzida de maneira discreta, com o objetivo de não provocar pânico entre o público que aguardava pelo show.
Além de Mato Grosso, também foram cumpridos 15 mandados contra nove alvos nas cidades do Rio de Janeiro, Niterói, Duque de Caxias e Macaé (RJ); Cotia, São Vicente e Vargem Grande Paulista (SP); e São Sebastião do Caí (RS).
O plano era tratado como um “desafio coletivo”, com o objetivo de obter notoriedade nas redes sociais.
Um homem, apontado como líder do grupo, foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo no Rio Grande do Sul. Já um adolescente foi apreendido no Rio de Janeiro por armazenamento de pornografia infantil.
Os alvos da operação atuavam em plataformas digitais, promovendo a radicalização de adolescentes, a disseminação de crimes de ódio, automutilação, pedofilia e conteúdos violentos, como forma de pertencimento e desafio entre jovens.