Search
Close this search box.
  • Home
  • Nacional
  • Opiniões de Leão XIV: como pensa o novo papa sobre temas da atualidade

Opiniões de Leão XIV: como pensa o novo papa sobre temas da atualidade

O novo papa da Igreja Católica, Leão XIV, já deixou uma série de mensagens em redes sociais, entrevistas e até no próprio discurso, sobre como pensa em relação a diversos temas. As palavras de Robert Prevost são sobre imigração, pena de morte, paz e amor ao próximo.

O cardeal foi eleito nessa quinta-feira (8/5), na quarta sessão de votação do conclave, que havia sido iniciado uma dia antes, na quarta-feira (7/5). A fumaça branca, emitida pela chaminé da Capela Sistina por volta das 13h, no horário de Brasília, levou uma multidão à Praça São Pedro, com o objetivo de ver a primeira aparição do novo papa.

Imigração

Embora seja norte-americano, Prevost já fez postagens que entram em choque com as ações do governo do republicano Donald Trump. Em 14 de abril deste ano, Prevost repostou uma mensagem publicada pelo blogueiro católico Rocco Palmo com uma crítica a uma deportação “ilícita” realizada pelo governo dos Estados Unidos.

5 imagens

Papa Leão XIV, Robert Prevost foi escolhido nesta quinta-feira (8/5)

Robert Prevost cumprimenta a população
Papa Leão XIV, Robert Prevost, é o 267º a ocupara o cargo
Robert Prevost em gesto de devoção
1 de 5

Papa Leão XIV, Robert Prevost

Christopher Furlong/Getty Images

2 de 5

Papa Leão XIV, Robert Prevost foi escolhido nesta quinta-feira (8/5)

Marijan Murat/dpa (Photo by Marijan Murat/picture alliance via Getty Images

3 de 5

Robert Prevost cumprimenta a população

Christopher Furlong/Getty Images

4 de 5

Papa Leão XIV, Robert Prevost, é o 267º a ocupara o cargo

Marijan Murat/dpa (Photo by Marijan Murat/picture alliance via Getty Images

5 de 5

Robert Prevost em gesto de devoção

Christopher Furlong/Getty Images

Guerras em curso

No primeiro discurso, Prevost enfatizou o tema paz e citou o nome do antecessor, papa Francisco, duas vezes. As duas citações podem ser um sinal de que o novo papa dará importância à paz durante o pontificado dele. Francisco, por exemplo, tinha cobrado uma solução para o confilito entre Rússia e Ucrânia.

“Queremos ser uma igreja sidonal, uma igreja que caminha, que sempre busca a paz, a caridade, e busca sempre estar próxima, especialmente daqueles que sofrem”, disse na quinta.

Em março de 2022, Prevost repostou uma mensagem do próprio Vaticano, no X, sobre guerra, na qual é feito um apelo: “chega, parem, silenciem as armas, tratemos seriamente da paz!”.

Amor ao próximo

Falando sobre o amor ao próximo, Prevost republicou uma outra postagem que dizia que a crença em Jesus implicava em um esforço para “nos comportar como Ele”, estendendo a mão aos outros.

Em 3 de fevereiro deste ano, o novo papa compartilhou um texto publicado no portal National Catholic Reporter que dizia que o vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, estava errado, pois Jesus não solicitava que classificássemos o amor ao próximo.

Ainda na rede social, Prevost destacou uma postagem do Vaticano, na qual a mensagem era sobre paz. O lado sensível do novo papa aparece em uma mensagem repostada por ele.

“Com dor no coração, peço perdão a Deus pela violência do homem contra o homem. Pai, tende misericórdia de nós. Conforte as vítimas e os que sofrem. Converta os corações daqueles que cometem atrocidades cruéis que trazem infâmia a toda a humanidade!”, diz a mensagem.

Pena de morte

Em uma entrevista ao canal La República, Prevost afirmou ser contra a pena de morte. “A pena de morte não é admissível. Nem mesmo em um caso trágico como este. Deve haver outras formas de buscar Justiça”, disse ao opinar sobre abusos cometidos contra uma menina da região de Lambayeque no Peru.

A bandeira contra o abuso infantil, inclusive, foi levantada por ele. O então bispo disse orar por aqueles que sofrem violências das mãos de quem eles confiam.

Causa LGBTQIAPN+

Em relação à comunidade LGBTQIAPN+, o novo papa já se posicionou de forma mais conservadora no passado, em comparação às opiniões do papa Francisco.

Em um discurso feito em 2012 a um grupo de bispos, Leão XIV lamentou que a mídia e a cultura ocidentais estivessem promovendo “simpatia por crenças e práticas contrárias ao evangelho”, mencionando diretamente o “estilo de vida homossexual” e “famílias alternativas compostas por parceiros do mesmo sexo e seus filhos adotivos”.

Quando atuou como bispo em Chiclayo, cidade no noroeste do Peru, o novo pontífice se opôs a um plano do governo de incluir ensinamentos sobre gênero nas escolas. “A promoção da ideologia de gênero é confusa, porque busca criar gêneros que não existem”, declarou à época.

Inspiração

Até então, é cedo para prever como ele vai se comportar na posição de papa, mas o indicativo de possível atenção às questões sociais veio de um sinal sem palavras: a escolha do nome papal Leão XIV. A referência é o papa Leão XIII, batizado inicialmente como Gioacchino Pecci.

A atenção às questões sociais foi uma marca de Gioacchino Pecci. Eleito papa em 1878, ele se tornou uma das figuras mais influentes da Igreja Católica tendo a Encíclica Rerum Novarum, de 1891, como uma das marcas do papado dele.

O texto estabelece as bases da Doutrina Social da Igreja e se tornou uma referência nos debates sobre justiça social e direitos dos trabalhadores. A preocupação de Leão XIII com a questão da migração do campo para as cidades e com as questões trabalhistas também foram importantes.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Governo de MT entrega 123 km de asfalto novo em Rondonópolis

O Governo de Mato Grosso vai inaugurar neste sábado (10) 123,1 quilômetros de asfalto novo…

IA usa selfie para prever sobrevivência ao câncer, mostra estudo

Pesquisadores desenvolveram um algoritmo que usa a foto de uma pessoa para prever a idade…

Empresário fica em silêncio em oitiva; esposa será ouvida na terça

O empresário César Jorge Sechi manteve o silêncio durante oitiva nesta sexta-feira (9), na DHPP…