Search
Close this search box.
  • Home
  • Polícia
  • PF mira lojas de eletrônicos ilegais em shoppings de Cuiabá e VG

PF mira lojas de eletrônicos ilegais em shoppings de Cuiabá e VG

A Polícia Federal, a Polícia Civil e a Receita Federal deflagraram nesta terça-feira (29), em Cuiabá e Várzea Grande, a Operação Falsus Deviatis, com a finalidade de reprimir o comércio de eletrônicos falsificados e importados de forma clandestina, realizado por rede comercial presente nos shopping centers de Cuiabá e região.

 

Cerca de 65 policiais federais, 72 policiais civis, 56 auditores-fiscais e analistas tributários da Receita Federal cumprem 21 mandados de busca e apreensão e o sequestro de bens móveis e imóveis.

 

As ordens judiciais partiram da 5ª Vara Federal Criminal de Mato Grosso.

 

As investigações tiveram início a partir do encaminhamento de representações fiscais, lavradas pela Receita Federal do Brasil, após a realização de fiscalizações em diversas unidades da rede de comércio de eletrônicos e acessórios.

 

A ação acarretou a apreensão de diversas mercadorias estrangeiras sem comprovação fiscal de origem lícita e de produtos com indícios de falsificação.

 

No decorrer do inquérito policial, foi apurado que o grupo investigado é composto por três redes de lojas de eletrônicos com forte atuação nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande.

 

Além disso, a Polícia Federal identificou a utilização de pessoas interpostas para a ocultação da propriedade das empresas e do patrimônio obtido em razão da atividade comercial.

 

A deflagração conta com o apoio da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso que, por meio da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), atuará na condução das investigações dos crimes contra a propriedade imaterial e relações de consumo. 

 

Os investigados poderão responder pelos crimes de descaminho, contrabando, associação criminosa, lavagem de capitais, contra propriedade de marca e concorrência desleal contra as relações de consumo – produto impróprio para o consumo.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

MidiaNews | Perfídia na Câmara

Acusados de receber propina de uma empresa que mantém contrato com a Prefeitura de Cuiabá,…

Em 4 meses, Polícia apreendeu 2 mil celulares em prisões

A Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) realizou 267 operações do programa Tolerância Zero nas…

Vídeo mostra motorista de aplicativo sendo esfaqueado em MT

Um motorista de aplicativo foi esfaqueado na madrugada desta quinta-feira (1º) após uma discussão com…