A nova presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), desembargadora Serly Marcondes Alves, afirmou que uma das principais preocupações de sua gestão são as facções.
A proteção desse espaço nós vamos fazer impecavelmente eu e o nosso vice-presidente corregedor e declaramos isso nos nossos discurso
Segundo ela, o espaço eleitoral tem sofrido com ataques das organizações criminosas, por isso o cuidado redobrado da Corte.
“Sempre é uma preocupação. Todas as questões que chegam no Tribunal Regional Eleitoral elas são importantes. Essa também, porque está na pauta, na mídia, essas ocupações de espaço, ocupação do espaço eleitoral”, afirmou.
“A proteção desse espaço nós vamos fazer impecavelmente eu e o nosso vice-presidente corregedor [Marcos Machado] e declaramos isso nos nossos discurso. Então, nós estaremos ocupando nosso lugar nessa discussão, completou.
O avanço das facções criminosas nas eleições em Mato Grosso tem gerado preocupações sobre a influência do crime organizado na política local.
Esta semana o vereador Ary Campos (PT), de Rondonópolis, teve seu mandato cassado por suspeita de usar dinheiro de facções para promover a campanha política.
Outro caso que chamou atenção na imprensa ocorreu com o ex-vereador de Cuiabá, Paulo Henrique, que chegou a ser preso no ano passado após ser alvo de investigação por suspeita de estar usando seu cargo para atuar em benefício do crime organizado.
Segundo Serly, enquanto ocupar a presidência ela deve manter a mesma postura combativa da gestão anterior no TRE. “É o posicionamento legal”, disse.