Em Cuiabá e Rondonópolis, a Virada Sustentável Mato Grosso promoverá atividades em locais de lazer a céu aberto e áreas verdes que são essenciais para a sustentabilidade, saúde e bem viver da população, como parques e praças. Foram selecionados espaços que equilibram a temperatura, protegem matas nativas com vegetação típica do Cerrado e espécies de animais endêmicas, além de abrigarem cursos d´água, como córregos, riachos e nascentes.
Em Rondonópolis, o evento ocorrerá nos dias 29 e 31 de maio e 1º de junho e em Cuiabá, entre os dias 4 e 8 de junho.
A Virada Sustentável é um movimento de mobilização para a sustentabilidade que organiza o maior festival sobre o tema, cuja programação é construída em parceria com artistas, coletivos e organizações da sociedade civil.
Ações descentralizadas alcançam diversos públicos distribuídas por vários pontos da cidade com atividades de formação, debate, oficinas, seminários, exposições e mostras, além de apresentações culturais e intervenções artísticas.
A escolha dos parques e áreas de lazer a céu aberto levaram em consideração a importância dessas áreas para a conservação da biodiversidade urbana, mantendo ecossistemas saudáveis e resilientes.
Esses locais oferecem ainda um contraponto à alta concentração de edificações e asfalto das áreas urbanas, auxiliando na regulação da temperatura, garantindo conforto térmico e mitigando os impactos das ilhas de calor. Em total sintonia com os espaços, a programação estimula, especialmente, a reflexão sobre a necessidade de convivência harmônica dos visitantes com as espécies locais.
Em Mato Grosso, o evento é realizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e Instituto Virada Sustentável e viabilizado com apoio do Governo Federal via Lei de Incentivo à Cultura e patrocínio da Rumo Logística, via Instituto Rumo.
A programação foi pensada em conjunto entre as duas instituições realizadoras e honra o compromisso com o meio ambiente e uso consciente dessas áreas. Também tem apoio da Prefeitura de Cuiabá, Prefeitura de Rondonópolis, Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e TV Centro América.
Saiba onde a população de Cuiabá e Rondonópolis poderá participar das atividades da Virada Sustentável Mato Grosso:
Parque Zé Bolo Flô | Cuiabá
Localizado no Coxipó, o parque tem a importante função de preservar um dos últimos remanescentes de mata do entorno do Rio Coxipó e ainda, espécies de aves como o beija-flor, sabiá-laranjeira e o bem-te-vi rajado. O parque de 60 hectares recebeu esse nome em homenagem ao poeta e cantor ambulante chamado José Inácio da Silva, que vendia bolos e flores na Praça Alencastro, no centro de Cuiabá. Seu apelido, Zé Bolo Flô, era derivado do seu grito de vendedor.
Endereço: Rua Nova Iguaçu, 2, bairro Coophema
Horário de Funcionamento: das 06h às 17h30
Parque Massairo Okamura | Cuiabá
Situado em área de proteção ambiental, o Massairo Okamura é um escudo verde na região do Centro Político Administrativo, com 51 hectares. O parque localizado no bairro Morada do Ouro protege as nascentes dos córregos do Barbado e Moinho, que tributam ao rio Coxipó. Tem também moradores especiais, como saguis, preás, udus-de-coroa-azul, beija-flores, curiós e canários da terra. Já na área urbanizada do Parque, destinada ao lazer, tem cerca de 2 km de trilhas, sanitários públicos e centro para educação ambiental. Conta ainda com a Praça das Nações Indígenas, cujo projeto arquitetônico remete à arquitetura dos indígenas bororo. Abriga também passagem de água, mirante e espelho d´água e a praça “Boé Bororo”, além de um palco para atividades comunitárias.
Endereço: Centro Político Administrativo
Horário de Funcionamento: das 06h às 17h30
Parque Mãe Bonifácia | Cuiabá
Com 77 hectares, abrigou um quilombo em que Mãe Bonifácia, que dá nome ao parque, cuidava da população negra que resistia à escravidão. Na história recente, abrigou também a antiga sede de treinamento do Exército. O parque possui um sistema organizado de instrução aos visitantes com um centro específico. Possui cinco trilhas e cinco postos com equipamentos de ginástica, mirante e praça cívica. Por lá podem ser avistadas aves como araras, tucanos e beija-flores, além de mamíferos como preás, saguis e outros pequenos primatas.
Endereço: Av. Miguel Sutil – Duque de Caxias
Horário de Funcionamento: das 06h às 17h30
Parque das Águas | Cuiabá
Outro importante ponto de visitação da capital, o Parque das Águas tem 27 hectares, ciclovia e área destinada a bares e restaurantes, abertos tanto durante o dia quanto no período noturno. É um local multiuso, onde a população desfruta de momentos de lazer e prática esportiva, onde também são realizadas feiras e apresentações artísticas. É também reconhecido por abrigar vasta diversidade de fauna, povoado por biguás, iguanas, jacarés e capivaras, estas, que costumam se misturar à paisagem, desfrutando do grande lago.
Endereço: Avenida Hermina Torquato da Silva – Centro Político Administrativo
Horário de funcionamento: Aberto 24h, exceto, área de restaurantes, que opera em horário comercial/dia e noite
Casario/Cais | Rondonópolis
O Casario é um importante patrimônio histórico e um dos cartões-postais da cidade. O complexo arquitetônico e sociocultural é composto por 24 casas feitas de adobe e de alvenaria, estilo anos 40, que dispõe de um conjunto histórico e cultural carregado de significados. A primeira casa construída no Casario data de 1930, e novas construções foram realizadas nas décadas de 50 e 60. Uma parte deste complexo foi transformado em uma área de circulação ampla, aberta, totalmente calçada com pedras de paralelepípedos, ajardinada, com banheiros públicos, palco e espaço para os comerciantes servirem os visitantes.
Endereço: Av. Marechal Rondon, 156, Centro
Horário de funcionamento: Aberto 24h
Horto Florestal | Rondonópolis
Já o Bosque Municipal Isabel, com seus 16 hectares, se configura como um refúgio com árvores nativas, que desempenha um papel vital na conservação da fauna e flora típica do Cerrado. Por esse motivo, tem papel de destaque como espaço de conservação ambiental, além de ser um centro de educação ambiental. Possui pista de caminhada e infraestrutura para atender os visitantes, como quiosques e banheiros.
Endereço: Vila Goulart
Horário de funcionamento: Todos os dias, das 5h às 20h, exceto às sextas-feiras (24h)
Praça do Pôr do Sol | Rondonópolis
Por fim, este é o maior e mais completo espaço de lazer ao ar livre da cidade, com projeto paisagístico moderno, infraestrutura completa e diversas opções de entretenimento. Por esses motivos, a praça se tornou um ponto de encontro para famílias, esportistas e entusiastas da cultura.
Endereço: Av. Dom Bosco, Residencial Sítio Farias
Horário de funcionamento: Aberto 24h
Parque das Águas | Rondonópolis
Localizado na região central, onde o córrego Arareau deságua no Rio Vermelho, o parque é o mais novo espaço de visitação da cidade e conta com ponte de integração com o Cais. Possui fontes de jatos d´água, espelhos d´água, ciclovia, pistas de caminhada, skate e quadras poliesportivas, além de academias ao ar livre. Com área total de 270 mil m², inclui parques com brinquedos para crianças, mirante e área de preservação ambiental.
Endereço: Av. Dom Wunibaldo, 62-176, Centro
Horário de funcionamento: Aberto 24h
Fique alerta à divulgação da programação completa da Virada Sustentável, em breve, disponível no site oficial www.viradasustentavel.org.br e no Instagram @viradasustentavelmatogrosso.