O arquiteto e urbanista José Antônio Lemos dos Santos, de 75 anos, deixou a Prefeitura de Cuiabá menos de cinco meses após assumir o cargo de secretário-adjunto do IPDU (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Urbano). Sua saída foi noticiada no Instagram do prefeito Abilio Brunini, nesta terça-feira (27).
Na postagem, Lemos admite que está se aposentando da vida pública.
Porque a cidade está em desenvolvimento, ela é antiga, fez 300 anos, mas não é uma cidade morta
O IPDU é o órgão responsável por propor e implementar política que promova e controle o desenvolvimento urbano da Capital.
Ao MidiaNews, Lemos afirmou que está deixando o posto em razão da idade e por causa da saúde.
“É um trabalho que sempre gostei, com uma equipe boa, aqui da IPDU […], que fui um dos fundadores. Por isso aceitei, mas é realmente muito puxado. Para uma pessoa da minha idade e com essa comorbidade [doença de Parkinson]”, disse.
Lemos conta que um dos motivos pelos quais aceitou trabalhar na gestão foi o fato de o prefeito ter sido o seu aluno no curso de Arquitetura na Universidade de Cuiabá (Unic).
De acordo com Lemos, o trabalho da IPDU é pesado por ser essencial para Cuiabá, principalmente considerando a função dos arquitetos e urbanistas.
“Porque a cidade está em desenvolvimento, ela é antiga, fez 300 anos, mas não é uma cidade morta. Ao contrário, é uma cidade altamente dinâmica, está crescendo por todos os lados. Então é preciso o papel do urbanista para organizar esse crescimento”, afirmou.
Lemos se tornou uma figura importante em Mato Grosso ao atuar também como conselheiro do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (Cau-MT) e ao ganhar diversos prêmios da área, como os de construtor e arquiteto do ano, nos anos de 2000 e 2010, respectivamente.
A partir de agora pretende procurar outras atividades mais leves, como a escrita. Ele também escreveu diversos artigos relacionados à área.
Além destes pouco mais de cinco meses na gestão de Abilio Brunini, o professor também trabalhou na Prefeitura durante as gestões de Roberto França, José Meirelles e Wilson Santos.
Cuiabano, Lemos fez graduação e pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (UnB). Atuou como superintendente do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Urbano de Cuiabá de 1993 a 2000 e como secretário nas secretarias de Governo, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e na Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano. Ainda foi secretário executivo do Aglomerado Urbano Cuiabá/Várzea Grande e presidente da Associação Profissional dos Arquitetos de Mato Grosso (APA-MT) e do Departamento de Mato Grosso do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-MT).