Search
Close this search box.
  • Home
  • Saude
  • SRAG: conheça doença que causou emergência em MG e em Florianópolis

SRAG: conheça doença que causou emergência em MG e em Florianópolis

O estado de Minas Gerais e a cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, decretaram situação de emergência pública devido ao aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Mas o que é a doença? 

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) do governo de Santa Catarina diz que a condição “abrange casos de Síndrome Gripal que evoluem com comprometimento da função respiratória”.

O quadro pode ser causado por vírus, como influenza e coronavírus, bactérias e até fungos que atingem os pulmões.

 

Entre os sintomas, os pacientes com SRAG podem apresentar febre (temperatura corporal maior ou igual a 37,8ºC), dificuldade ou desconforto para respirar, diminuição da oxigenação sanguínea, sensação de peso no peito e rosto ou lábios arroxeados, conforme informações da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Crianças também podem ter falta de ar, desidratação e diminuição do apetite.

Além de geralmente aparecer junto a uma pneumonia, a doença pode lesionar os alvéolos — onde há troca gasosa nos pulmões.

O tratamento pode envolver a suplementação de oxigênio e fisioterapia respiratória, segundo o Hospital Albert Einstein. Apesar de ser um procedimento muitas vezes suficiente para a melhora da maioria dos pacientes, alguns precisam passar por intubação.

E quais são as medidas preventivas da SRAG? Ainda conforme o hospital, o ideal para evitar a doença é ter a vacinação em dia contra agentes respiratórios que podem agravar quadros respiratórios.

A campanha de vacinação contra a gripe, inclusive, começou em abril. A imunização é a principal forma de prevenir a infecção pelo vírus influenza e as suas complicações, reduzindo o risco de internações e de morte.

Minas Gerais e Florianópolis

O Governo de Minas Gerais e o prefeito de Florianópolis, Topázio Silveira Neto, decretaram emergência em saúde pública devido ao aumento dos casos de SRAG nas regiões.

Segundo a prefeitura da capital catarinense, indicadores epidemiológicos revelam aumento expressivo nos índices de internações em leitos de unidades de terapia intensiva (UTIs) neonatal, pediátrica e de adultos.

Até o último dia 24 de abril, em Minas Gerais, o número de internações por SRAG chegou a 26.817, enquanto 397 mortes foram registradas, apenas em 2025.

Influenza A: o que é, sintomas e riscos

*Com informações de Fernanda PalharesHelena Barra, da CNN, e de Vitor Abdala, repórter da Agência Brasil

 

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

PF quer concluir novo relatório sobre indiciamento de Bruno Henrique

A Polícia Federal (PF) avançou nas investigações para concluir um relatório complementar sobre o envolvimento…

MidiaNews | Obesidade

Você deve estar se perguntando como reverter esse quadro. Primeiramente, temos que tratar o assunto…

Cruzeiro x Flamengo: horário e onde assistir ao jogo do Brasileirão

Buscando manter a liderança do Campeonato Brasileiro, o Flamengo visita o Cruzeiro, às 18h30 deste…