Search
Close this search box.
  • Home
  • Saude
  • Uso abusivo de canetas para emagrecimento me preocupa, diz Kalil

Uso abusivo de canetas para emagrecimento me preocupa, diz Kalil

O Dr. Roberto Kalil expressou grande preocupação com o uso indiscriminado das chamadas “canetas para emagrecimento” durante o programa CNN Sinais Vitais. Segundo o médico, muitas pessoas estão utilizando esses medicamentos por motivos puramente estéticos, sem necessidade real e sem orientação médica adequada.

Kalil destacou um problema alarmante: “Você vai na farmácia sem receita, sem prescrição médica nenhuma, e eu quero emagrecer um quilinho para entrar no terno ou no vestido, e vou lá, aplico essas chamadas canetinhas. Isso eu acho absurdo”.

O especialista questionou a falta de regulamentação mais rigorosa para a venda desses medicamentos: “Eu não sei como ainda as autoridades não tomaram uma atitude em relação a obrigar, assim como um antibiótico, você obrigar a prescrição médica, principalmente por ser um remédio que leva efeito colateral”.

Kalil relatou que frequentemente atende pacientes que fazem uso dessas medicações sem acompanhamento médico: “Quem te prescreveu? Ah não, fui na farmácia e comprei, porque meu primo, meu gato, meu cachorro, que não dá”. Ele também criticou a disseminação de informações inadequadas sobre o uso desses medicamentos nas redes sociais.

Falta de opções no sistema público de saúde

Outro ponto levantado durante o programa foi a escassez de tratamentos para obesidade no Sistema Único de Saúde (SUS). Kalil ressaltou que a obesidade está associada a diversas complicações de saúde, como doenças cardiovasculares, renais, acidente vascular cerebral, aumento da incidência de infarto e depressão.

O médico enfatizou o impacto significativo da obesidade na sociedade, incluindo o aumento de internações, busca por pronto atendimento e absenteísmo no trabalho. Ele classificou como “falha gravíssima” a falta de prescrições de medicações para obesidade no SUS, considerando o alto custo social e econômico da doença.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Vídeo mostra motorista de aplicativo sendo esfaqueado em MT

Um motorista de aplicativo foi esfaqueado na madrugada desta quinta-feira (1º) após uma discussão com…

Imprensa saudita indica queda de Jorge Jesus no Al-Hilal

O vínculo entre Jorge Jesus e o Al-Hilal parece ter chegado ao fim. Pelo menos…

Festival Braseiro abre inscrições para instituições filantrópicas receberem doações

Desde sua criação, o Braseiro já destinou aproximadamente R$ 3,1 milhões em doações para instituições…