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Vox Patris: após jornada por mar e terra, sino desembarca em Trindade

Goiânia – Após uma longa jornada, o sino Vox Patris, considerado o maior sino que badala do mundo, chega ao Santuário da Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade, na região metropolitana da capital goiana, neste domingo (1º/6). A peça ficou conhecida como “sino peregrino”, em razão da viagem de mais de 10 mil quilômetros realizada entre a Polônia, onde foi fabricado, e Goiás.

Após mais de 10 anos na Europa, quase 40 dias em alto mar e uma viagem terrestre de pouco mais de uma semana pelo Brasil, o sino Vox Patris chegou ao local onde ficará no templo católico. Com 55 toneladas, 4 metros de altura e 4,5 metros de diâmetro, a peça custou cerca de R$ 18 milhões.

Confira a programação para a chegada do Vox Patris em Trindade:

  • 5h30 – Saída do Sino Vox Patris do Guanabara em Goiânia
  • 6h – Concentração no Trevo do Padre Pelágio
  • 7h – Entrada do sino Vox Patris em Trindade pelo Portal da Fé
  • 8h – Missa em frente às rampas do Santuário Basílica
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4 imagensSino Vox PatrisMaior sino do mundo está pronto para ser instalado no novo santuário, cuja obra se arrasta há anosEncontro do padre Marco Aurélio, de Trindade, com representantes do governo federal em março deste anoFechar modal.1 de 4

Divulgação/Jéssica Figueiredo2 de 4

Sino Vox Patris

Rduch Bells & Clocks3 de 4

Maior sino do mundo está pronto para ser instalado no novo santuário, cuja obra se arrasta há anos

Reprodução/Afipe4 de 4

Encontro do padre Marco Aurélio, de Trindade, com representantes do governo federal em março deste ano

Reprodução/Redes Sociais

Homenagem ao Pai Eterno

O sino começou a ser fabricado em 2014, em Cracóvia, na Polônia. De acordo com o fabricante, as medidas do sino equivalem ao peso de 10 elefantes e a altura de uma girafa. Vox Patris é um símbolo de fé e história. Sua estrutura, adornada com gravuras que narram a origem da Romaria do Divino Pai Eterno, foi criada pelo artista goiano Silvio Morais.

Fundido em bronze, o objeto é uma homenagem aos 185 de devoção ao Divino Pai Eterno. O sino é feito de uma liga especial formada 78% por cobre e 22% por estanho. Além do significado especial pela morada no novo santuário, o Vox Patris também foi personalizado com gravuras fundidas na parte externa. As imagens contam a história do Divino Pai Eterno em ordem cronológica. Primeiro, as imagens do encontro do medalhão pelos lavradores e, por último, a construção da Basílica, em 2016.

Além disso, o sino tem representações da fauna e da flora do Cerrado goiano, como lobo-guará, tamanduá e tucano. Todos esses detalhes levaram em torno de 3 anos para serem feitos, de acordo com a assessoria do santuário.

A fabricação das partes principais do sino foi finalizada em 2017, mas outras estruturas, como peças de sustentação, precisaram de mais tempo devido a intercorrências como a pandemia e a guerra na Ucrânia, que atrasaram a entrega.

Logística e transporte

Após mais de 10 anos na Europa para a fabricação, o Vox Patris enfrentou mais de 40 dias de viagem até Trindade. Segundo a empresa responsável pelo transporte do sino, a transportadora Windlog, “a trajetória envolve uma complexa combinação dos modais marítimo e rodoviário”.

O sino saiu de Gdansk, na Polônia, no dia 11 de abril, para o porto de Hamburgo, na Alemanha, onde embarcou para uma viagem de mais de 10 mil km em alto mar até o Brasil. O trecho teve duração de 35 dias e o sino desembarcou no Porto de Santos, em São Paulo, no dia 17 de maio.

Na baixada santista, fiéis receberam o sino com uma missa especial para marcar a sua chegada. De lá, o sino saiu escoltado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), por um itinerário que passou ainda pela estado de Minas Gerais, até chegar a Goiás, nessa quinta-feira (29/5).

A carga avança com velocidade reduzida e exige manobras coordenadas em alguns trechos. Uma das principais orientações diz respeito à sinalização feita pelas escoltas que acompanham o comboio.

“Em pista simples, a escolta traseira é a responsável por informar aos veículos que vêm atrás se é seguro ou não realizar ultrapassagens. Quando a escolta não libera, é porque há tráfego no sentido contrário, e insistir na manobra pode resultar em colisão frontal”, informou a PRF.

A corporação ressaltou que “todo o percurso é sempre da mesma forma. Ele [o sino] repousa em uma cidade a tarde ou a noite e por volta das 7h ou 8h do dia seguinte segue viagem novamente, se não tiver nenhuma intercorrência”.

Suspeita de superfaturamento

Durante a Operação Vendilhões, deflagrada pelo Ministério Público de Goiás (MPGO) em 2020 e que investigou suposto desvio do dinheiro doado por fiéis da Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe), o sino de 55 toneladas, 4 metros de altura e 4,5 metros de diâmetro também foi alvo de suspeita de superfaturamento.

Inicialmente, a Afipe, que era presidida pelo Padre Robson de Oliveira, informou que o objeto havia custado em torno de R$ 6 milhões. A investigação do Ministério Público descobriu um valor três vezes maior: quase R$ 18 milhões.

Pedido de ajuda ao governo federal

Desde que o religioso foi afastado da Afipe e da reitoria da basílica do Divino Pai Eterno, a obra do novo santuário avançou, e a associação adotou uma postura de dar maior transparência às suas ações e aos seus projetos. O sino, no entanto, demorou para chegar ao Brasil, apesar de estar pronto há seis anos.

Em março deste ano, o novo reitor da basílica e presidente da Afipe, padre Marco Aurélio Martins da Silva, esteve com representantes do governo federal para viabilizar a vinda do sino da Polônia. Ele deverá ser transportado de navio.

O padre esteve com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, com o secretário executivo do ministério, Olavo Noleto, e com o chefe de gabinete da secretaria executiva, Sérgio Alberto Dias.

Ao todo, segundo a Afipe, serão 73 sinos juntos: 68 menores em carrilhão, outros quatro medianos, que também serão trazidos da Polônia, e o Vox Patris.

A nova basílica, cuja previsão inicial de término era 2022, segue em construção. Ela foi projetada para ser a segunda maior do país e a terceira maior do mundo. A área total construída será de 145 mil metros quadrados. O templo terá capacidade para acomodar 8 mil pessoas sentadas.

 

 

 

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